ENB participa na criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais
2017-02-22 11:56:48

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma das instituições parceiras do recém-lançado projeto MEFISTO (Mediterranean Forest Fire Fighting Training Standardisation), destinado a melhorar a capacidade de colaboração e coordenação europeia no combate a incêndios florestais, nomeadamente através da elaboração de referenciais comuns de formação e atuação em teatros de operações transfronteiriços.

O MEFISTO será coordenado pela Universidade de Florença - Università degli Studi di Firenze (UNIFI) -, de Itália, e terá também como parceiros o Centro de Servicios y Promoción Forestal y de su Industria de Castilla y León, de Espanha, a Entente pour la forêt Méditerranéenne – Valabre, de França, e a Região Toscana, também de Itália. O projeto foi co-financiado em 325.732 euros pela Direção-Geral da Ajuda Humanitária e da Proteção Civil da Comissão Europeia (ECHO) e irá desenrolar-se ao longo de dois anos.

O projeto nasce da necessidade de aumentar a colaboração entre os estados-membro perante a ocorrência de grandes incêndios florestais e na realização de exercícios europeus de combate a incêndios florestais. Surge, também, da necessidade de melhoria da coordenação e colaboração europeia nesta área, e de uma nova base comum e partilhada para a formação e treino no combate a incêndios florestais, necessária para aumentar o nível de prontidão da União Europeia (UE).

Na prática, numa primeira fase, os parceiros irão partilhar conhecimentos sobre as estratégias, táticas e métodos aplicados em cada um dos países mediterrânicos e preparar o envolvimento futuro de outros países da UE. Os trabalhos a desenvolver incluem a integração nos programas nacionais de formação de sessões específicas sobre os procedimentos aplicados nos países vizinhos, especialmente destinadas aos bombeiros que intervém nas regiões fronteiriças.

Aplicação móvel irá facilitar a cooperação europeia no combate a grandes incêndios

Paralelamente, é objetivo do MEFISTO desenvolver uma terminologia europeia normalizada que permita melhorar a eficácia na comunicação em operações conjuntas de combate a incêndios florestais transfronteiriços. O projeto inclui a realização de seminários e exercícios técnicos internacionais, a produção de manuais e de uma aplicação móvel destinada a ajudar na compreensão da terminologia europeia nesta área.

Esta harmonização de procedimentos passará ainda pela criação de uma rede europeia de instituições com o propósito de definir os padrões mínimos de competências a adquirir na formação para o combate a incêndios florestais, que sejam aplicados em todos os países europeus, bem como de gerir e monitorizar os processos de certificação de competências ao nível de cada país. Um dos objectivos é o desenvolvimento de normas para as qualificações supranacionais europeias da função de Operador Europeu de Incêndios Florestais (FoFO).

A Universidade de Florença, que já acolheu a primeira reunião de trabalho, fornecerá conteúdos científicos e orientações em várias áreas: gestão silvicultural do combustível florestal, prevenção de incêndios florestais, saúde e segurança no combate a incêndios florestais, bem como formação de operadores florestais e bombeiros florestais. A próxima reunião do MEFISTO irá realizar-se em novembro, em Sintra.

Foto ©União Europeia/ECHO

ENB participa na criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais
partilha-facebook partilha-google+ partilha-twitter partilha-linkedIN partilha-pinterest
partilha-google+ ARTIGOS RELACIONADOS

MEFISTO: ENB participa em projeto para a criação de normas europeias de formação no combate a incêndios florestais

partilha-google+ LIGAÇÕES
MEFISTO - Mediterranean Forest Fire Fighting Training Standardisation
partilha-google+ TAGS
#inovação #MEFISTO #parcerias